QUAL SERIA O TIPO DE CERIMÔNIA DO SEU CASAMENTO?
Qual seria o tipo de cerimônia para o seu casamento?
Algumas pessoas não sabem como é difícil preparar uma festa para se casar e com isso viemos trazer mais novidades e dicas sobre o casamento.
No nosso primeiro post nessa série de casamentos é aquele que vamos fazer um check list do que se precisa para a sua festa perfeita. Já parou pra pensar que são tantos detalhes e que cada coisinha faz total diferença no conjunto?
Bom vamos lá, talvez o primeiro passo seja escolher que tipo de cerimônia você pretende fazer. Separamos alguns tipos e vamos listar para vocês algumas das celebrações possíveis e que são de acordo com aquilo que os noivos se encaixam.
É complicado pois muitas vezes a noiva tem uma religião, e o noivo outra. É muito legal os dois conversarem e entrarem em comum acordo para ser feito uma cerimônia em que ambas as religiões conversem ou então, outra opção é fazer duas cerimônias religiosas e apenas uma comemoração.




Fotografias de casamento por Well Fernandes
- Católica
Os noivos precisam ter a certidão de batismo e devem fazer um curso. No rito católico ortodoxo, eles recebem uma coroa na cabeça, que representa a importância do ato. O casamento tem status de sacramento e é considerado indissolúvel. É muito raro o padre realizar a cerimônia fora das igrejas.
- Judaica
Os noivos devem ser judeus. Não há cerimônia aos sábados ou em datas religiosas. O casal bebe uma taça de vinho que depois é esmagada com o pé, enquanto os convidados desejam felicidades. Tal gesto significa que o casal está rompendo com o passado e deixando as culpas para trás.
- Evangélica
Há maior liberdade na escolha das músicas e no discurso da cerimônia. É permitido o casamento entre divorciados. Algumas Igrejas realizam a ceia para os noivos – os dois comem um pedaço de pão e tomam um pouco de vinho, reencenando a Última Ceia de Jesus.
-Budista
Os noivos ajoelham-se diante de um móvel que contém o pergaminho sagrado. A pessoa que conduz a cerimônia lê um trecho do Sutra de Lótus (as palavras do Buda). Os convidados oram em voz alta junto aos noivos. Depois, o casal bebe três goles de um chá ou outra bebida que é uma espécie de champanhe.
-Candomblé
Os noivos devem estar vestidos com as cores do santo de preferência ou de branco e carregam contas no pescoço. Antes, os dois tomam um banho-de-cheiro – feito de ervas – para purificar o espírito. A mãe-de-santo realiza a cerimônia em um idioma africano.
-Hindu
A noiva oferece iogurte e mel ao futuro marido, em sinal de pureza e doçura, e os dois se presenteiam com um colar. Depois de o pai ter entregado a noiva oficialmente, é realizada a troca de anéis. A cerimônia prossegue com a purificação do ambiente com óleos e essências.

Fotografias de casamento por Well Fernandes
Além disso temos muitas outras como: Islâmica, Cigano, Chinês, Japonês, Espirita, Ortodoxa, Indiano, Ecumênica, Pagã, entre outras.
De qualquer forma, quaisquer que seja a celebração, seja ela religiosa ou não, basta existir uma benção para os casais se tornarem marido e mulher. A frase do felizes para sempre é o que importa para a felicidade eterna!